Full width home Anúncio

Vitaminas para Gestantes

Vitaminas para Gestantes
As vitaminas para gestantes são suplementos vitamínicos que são indicadas para auxiliar no melhor desenvolvimento do feto e nos cuidados com a saúde da gestante ate o momento do parto. Durante a gravidez é comum que a mulher não consiga se alimentar da forma adequada sendo necessária a complementação dessas vitaminas.


O que São Vitaminas Para Gestantes?

As vitaminas para gestantes são suplementos de vitaminas criados para auxiliar durante esse período onde é necessária uma melhor alimentação e hábitos mais saudáveis. Como é comum nesse período, a mulher não conseguir se alimentar da forma que deveria as vitaminas são indicadas para suprir as necessidades desses nutrientes e assim o feto se desenvolver de forma adequada.


As vitaminas além de auxiliar no desenvolvimento do feto, tem extrema importância no desenvolvimento cerebral, de ossos e tecidos do bebê além de colaborar no controle de uma gestação saudável ate a hora do parto. São recomendadas pelo medico logo na primeira consulta do pré-natal e são de extrema importância principalmente no primeiro trimestre da gestação, devendo ser ingerida ate o final da gravidez.

Quais Vitaminas Tomar na Gravidez?

Cada vitamina é responsável por uma função e responsável por benefícios diferentes, porém algumas delas tem extrema importância no desenvolvimento adequado do feto evitando más formações, como é o caso do desenvolvimento do tubo neural que é de responsabilidade da vitamina B6. Vejamos quais são elas:
  • Acido Fólico – Essa vitamina é fundamental para o desenvolvimento do cérebro, para formação da coluna e medula espinhal e para precaver má formação no tubo neural do bebê. É indicado o consumo antes mesmo de engravidar, dessa forma evitando a deficiência desse importante nutriente.
  • Cálcio – O cálcio é fundamental para a formação dos ossos do feto, além de auxiliar na manutenção da pressão sanguínea e na coagulação do sangue. Controla também a contração muscular e age ativamente na produção do leite materno.
  • Ferro – O ferro é muito importante até mesmo antes de se engravidar, pois é responsável pela produção de hemoglobina que carrega oxigênio para as células do corpo e mantem  o sistema imunológico em perfeito funcionamento. Já na gravidez devido ao aumento na quantidade de sangue o ferro se encarregará de aumentar a produção da hemoglobina, e auxiliar no desenvolvimento do feto além de prevenir o desenvolvimento de anemia na mulher, que poderá levar a parto prematuro e a um bebe de baixo peso.
  • Vitamina D – A vitamina D é uma das responsáveis pela preservação dos ossos e o funcionamento do metabolismo além de auxiliar no desenvolvimento muscular e de nervos. Atua também na prevenção da coagulação sanguínea e garante o bom crescimento celular no corpo.
  • Zinco – O zinco é responsável pela produção de tecidos no corpo do feto e também pela formação das células de DNA.
  • Vitamina B6 – A vitamina B6 é de extrema importância na formação do feto e age na precaução de más formações. Auxilia no controle de enjoos durante a gravidez, pois é responsável pelo controle hormonal da mulher.
  • Vitamina C – Vitamina responsável pelo melhor funcionamento do organismo, atua na saúde da pele e gengivas. Auxilia na melhor absorção do ferro no organismo, colaborando para melhor crescimento dos ossos.
  • Ômega 3 – O ômega 3 auxilia na produção de prostaglandinas responsáveis pelo controle da pressão sanguínea e da coagulação. Atua no desenvolvimento neurológico e visual do feto e atua na precaução de pré-eclâmpsia e parto prematuro.

Deficiência de Vitaminas

Assim como cada vitamina é responsável por uma função no organismo humano, cada uma dela proporciona benefícios diferentes. A ingestão de cada uma dessas vitaminas é de extrema importância para o melhor desenvolvimento do feto e a garantia de uma saúde perfeita para o bebê e para a mãe.
A deficiência delas no organismo podem ocasionar sérios riscos, doenças e problemas futuros. Esses problemas podem ser evitados com o consumo adequado dessas vitaminas, seja através da alimentação ou ate mesmo com o auxilio de suplementação de vitaminas.
A falta de ácido fólico principalmente no primeiro trimestre da gestação pode trazer sérios danos com má formação no tubo neural do feto, por isso é indicado à ingestão dessa vitamina três meses antes de se engravidar.
Já a falta de cálcio, pode tornar a parte óssea de mãe e filho frágil trazendo doenças futuras, além de serem encontradas taxas mais altas de chumbo no sangue da mãe podendo o feto evoluir doenças congênitas devido a esse excesso.
A deficiência de ferro no organismo da gestante pode apresentar anemia resultando numa baixa produção de glóbulos vermelhos, que podem acarretar em morte fetal ou nascimento prematuro e de um bebê com baixo peso. O bebê que já nasce com insuficiência de ferro no organismo pode ter suas funções cognitivas comprometidas, além de alterações comportamentais.
A ausência de Vitamina D no organismo da mulher pode evoluir a uma pré-eclâmpsia e ao aumento de pressão arterial. Já do Zinco na falta dessa vitamina, as infecções podem começar a aparecer com mais frequência, pois é responsável pelo combate dos radicais livres que portam as doenças, sendo de suma responsabilidade pelo sistema imunológico.
A falta de vitamina B6 pode aumentar níveis de ansiedade, evoluir quadros de depressão, confusão mental e alterações de humor, além de apresentar sintomas como formigamento de pés e mãos. Já a ausência de vitamina C e de ômega 3, pode trazer sérios riscos ao cérebro do feto gerando problemas na memoria da criança e seu desenvolvimento, pois são também responsáveis pelo desenvolvimento das funções cerebrais.
Fonte: trocandofraldas.com.br
__________________________________________________________________________________________

Conheça o curso online de Reeducação alimentar com a nutricionista Talitta Maciel

Descubra o poder da alimentação saudável para sua saúde física e emocional com a nutricionista em Barueri. A nutricionista Dra Talitta Maciel do Espaço Reeducação Alimentar aborda de uma maneira dinâmica a nutrição funcional que visa prevenir e tratar os desequilíbrios no organismo que geram doenças.
A inadequação da alimentação na rotina diária na vida das pessoas causam inúmeros problemas de saúde, incluindo ganho de peso, desordens emocionais e alguns doenças crônicas que podem ser evitadas ou tratadas com os nutrientes essenciais para a vida. Na consulta com a nutricionista em Barueri é feita uma análise dos hábitos alimentares, exercícios físicos e a relação entre a o paciente e a comida.
Comece o curso online de Reeducação Alimentar e tenha um profissional especializado como um grande aliado nessa etapa da sua vida.

Podcasts - Saúde e Beleza

Mais visitadas

Bottom Ad [Post Page]