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Sintomas de Miopia: uso de tablets e smartphone pode influenciar?

Sintomas de Miopia: uso de tablets e smartphone pode influenciar?

Sintomas de Miopia: uso de tablets e smartphone pode influenciar?


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é a terceira principal causa de cegueira.

No nosso 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, tivemos algumas palestras muito interessantes. Uma delas que se falava de problemas causados pelas telas, foi dada uma informação que ligava o uso de telas e o aparelho de celular.



A miopia é caracterizada pela dificuldade de enxergar de longe, e até 2050, metade da população brasileira e mundial terá este problema de visão segundo Academia Americana de Oftalmologia (AAO).
Este aumento já está sendo observado em vários países e as taxas de miopia entre os alunos do ensino médio estão muito altas segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas.
Além da hereditariedade, uma das causas que podem justificar esta “epidemia” é o uso em excesso de tecnologias. Um estudo conduzido pelo médico com 360 crianças de seis a nove anos mostra que os sintomas de miopia podem estar relacionados ao grande esforço visual para perto imposto por horas em frente às telas eletrônicas.
É a miopia acomodativa, uma dificuldade temporária de enxergar à distância que pode se tornar permanente se o hábito não for modificado — alerta Leôncio. Segundo outros estudos, o míope tem facilidade de enxergar de perto e, diante de um aparelho eletrônico, a visão para longe não é estimulada.
Segundo o estudo da AAO, cerca de 10% da população mundial terão alta miopia (grau maior que sete), problema que tem caráter degenerativo e que abre caminho para outras complicações, como glaucoma, catarata, pressão ocular e descolamento de retina. A miopia não tem cura. Quanto antes for diagnosticada, mais adequado é o tratamento, aumentando as chances de sucesso.
É importante fazer o diagnóstico precocemente e começar a correção e o tratamento pode ser feito com óculos ou lentes de contato. Hoje também temos a correção cirúrgica a laser. Nos altos míopes, podem ser usadas as lentes de câmara interior, que são implantadas dentro do olho.

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Veja algumas recomendações fáceis de serem seguidas:

Descanso: A cada hora mexendo no celular, tablet ou computador, deixe o olho descansar pelo menos 20 minutos. Use este tempo para olhar para pontos distantes.
Ar livre: A prática de atividades ao ar livre pode ajudar a evitar a miopia. Isso porque a luz externa faz a pupila contrair e ajuda aprofundar o foco.
Alimentação: O excesso de açúcar na alimentação eleva a produção de insulina e favorece o crescimento do eixo óptico, que caracteriza a miopia.
Atenção aos sinais: Se seus filhos cerram os olhos para conseguir enxergar algo distante, chegam perto demais da TV ou do celular, leve-os ao oftalmologista para uma avaliação, pois estes são sintomas de miopia.
Outro problema causado pelas telas é o excesso de luz. A luz azul violeta emitida por TVs, celulares, computadores, tablets e também por lâmpadas de LED podem causar danos irreversíveis, a Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina. O efeito da radiação, reflete em fototoxicidade e vai se acumulando nas células da retina, e isso causa a degeneração da mácula, área nobre da visão.
Os primeiros sintomas de problemas relacionados a este tipo de luminosidade não se manifestam de imediato, mas qualquer sinal de fadiga visual, sensação de olhos secos, irritação ocular e até coceira, deve ser avaliado clinicamente.
Os especialistas dão algumas dicas para minimizar o impacto da luz:
  • Para quem trabalha em escritório, por exemplo, o ideal é que o computador esteja sempre no mesmo nível do olhar.
  • Além disso, não se deve prolongar a permanência em frente à tela. Pausas a cada duas horas ajudam a evitar maiores complicações.
  • É importante lembrar de ajustar as configurações de cada tela para que o brilho se regule de acordo com a luminosidade do local. Ambientes escuros não precisam de um alto brilho no display do celular.
  • Lentes de proteção. A luz azul está também presente em ambientes externos e, por isso, o uso de óculos escuros com proteção para raios ultravioleta é aconselhado.
  • Outra possibilidade é o uso de lentes fotossensíveis, que se ajustam de acordo com a luminosidade do local e dos dispositivos com tela. “O mercado hoje já possui tratamentos especiais que proporcionam conforto e proteção em qualquer ambiente”, completa a oftalmologista.
Saiba mais no blog do Hospital Infantil Sabará:
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: institutopensi.org.br

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Com certeza você já ouviu a frase “isso é fase depois que crescer ele vai comer melhor”
Essa frase não é verdade, os hábitos alimentares que se cria na infância pode 

gerar problemas sérios no futuro do seu filho.

Quantas vezes cenas como essa se repetem na sua casa? Na hora do almoço e do jantar a mesa parece um ringue? É aquela briga, a criança chora, foge e tem uns que até vomitam por não querer aquele alimento que está sendo oferecido a ela.

A recusa aos alimentos, a falta de apetite na hora das principais refeições gera uma certa agonia e estresse para a mãe e também para a criança.

Com certeza você já tentou todas as estratégias possíveis. Já tentou dar comida à força, já prometeu aquele doce ou aquele brinquedo, já deixou ele com fome, já levou ao pediatra, já deu remédios para abrir o apetite e nada mudou?

Abaixo você confere os principais erros que os pais cometem ao tentar incorporar uma alimentação mais saudável para os filhos:

- Alimentação forçada, com ameaças e gritos.
Dar estimulantes para abrir o apetite.

- Esconder verduras e legumes debaixo do arroz e do feijão.
- Dar comida na frente do computador ou da televisão para “distrair” a criança.
- Não dar exemplo de hábitos alimentares saudáveis.
- Desistir frente a recusa dos alimentos.
- Dar motivação com promessas de brinquedo ou guloseimas.
- Não estabelecer horários fixos para as principais refeições.


Mas não se desespere, aqui você vai descobrir como reverter essa situação e fazer o seu filho se deliciar com alimentos saudáveis e nutritivos.

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