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Gripe: Não Subestime

Gripe: Não Subestime
Os Riscos Da Gripe

Ah, é só uma gripe. Quantas vezes você já ouviu ou falou isso? A gripe não é apenas uma dor no corpo ou uma tosse. Ela é uma infecção muito séria que pode causar complicações graves e até levar à morte. 


Principais complicações da gripe
A gripe pode levar à pneumonia, uma das evoluções mais graves da doença e uma das principais causas das mortes. Infarto e insuficiência renal também aparecem como complicações graves.
Grupos de risco
- Crianças menores de cinco anos e, especialmente, as menores de dois anos de idade
- Idosos
- Imunossuprimidos (pacientes que têm imunidade comprometida, como soropositivos)
- Gestantes
- Portadores de doenças pulmonares ou cardiovasculares
- Pacientes com doenças metabólicas ou doenças renais crônicas
- Pessoas que apresentam distúrbios neurológicos
- Profissionais da saúde, sobretudo os que trabalham em hospitais

Leia também:
Sinais potenciais de complicações
- Respiração muito rápida e esforçada, ofegante
- Falta de ar
- Cianose (ficar roxo)
- Gemido respiratório constante
- Recusa alimentar total para além de duas refeições
- Vômitos repetidos (mais de quatro ou cinco) em poucas horas
- Febre prolongada (mais de seis dias seguidos)
- Reaparecimento da febre, quando parecia estar já a melhorar da gripe
- Dor torácica
- Cansaço e prostração

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Como Prevenir
Atenção à troca de temperaturas: para evitar danos à saúde, a temperatura do ar-condicionado não pode ficar tão fria: o ideal é que fique entre 20°C e 22°C. Outra medida é, antes de sair de um ambiente frio para outro quente, colocar um agasalho para evitar a mudança brusca. Então, é preciso esperar até que a temperatura do corpo se equilibre. Evitar lugares refrigerados com um grande número de pessoas também diminui as chances de ter uma infecção.
Alimente-se bem: não deixe de incluir frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a bergamota. Farinha de linhaça é rica em ácidos graxos ômega 3, o que ajuda a aumentar a resposta imunológica do organismo contra doenças como a gripe. Tome bastante líquido, de preferência água e sucos.
Cuide da higiene e use álcool gel para higienizar as mãos sempre que puder.
Vacine-se: a vacinação é a forma mais eficaz e econômica da prevenção da influenza e está indicada a partir dos seis meses. Ela garante quase 100% de imunidade e, em caso de exceção, raramente evoluirá para um quadro grave.

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