Full width home Anúncio

Polenta engorda ou não?

Polenta engorda ou não?
Descubra a melhor forma de comer essa deliciosa iguaria sem prejudicar a dieta


A polenta é um alimento feito a partir do fubá, que é a farinha de milho. É um prato bem popular na culinária brasileira, embora sua origem seja italiana. Também chamado de angu em algumas regiões, rende bastante, sacia a fome e serve de acompanhamento para vários pratos, especialmente com molhos e refogados. E será que a polenta engorda? Conheça suas propriedades para tirar a dúvida.

Polenta engorda?

Essa pergunta é variável. De modo geral, a polenta não engorda, mas para isso você precisa comer uma quantidade equilibrada, sem exagero, e junto de acompanhamentos saudáveis. O modo de preparo faz diferença na quantidade de calorias, como você vai saber no próximo tópico. Os acompanhamentos e tamanho das porções também fazem diferença.
Sendo assim, com cuidado, não há mal em saborear a polenta, porque ela é um prato rico em vitaminas e minerais, além de outros nutrientes que acabam sendo benéficos para manter a boa forma. Não se pode considerar apenas as calorias de um alimento para determinar se ele engorda ou emagrece. Precisa avaliar o que mais ele oferece de bom para a saúde, e, nesse ponto, a polenta ganha muitos pontos.

LEIA TAMBÉM:

MÉTODO INOVADOR PARA VOCÊ QUEIMAR GORDURA EM 20 DIAS


Personal Cria Método para Queimar Gordura e Eliminar Retenção de Líquidos!

2530104


-----------------------------

Calorias e propriedades nutricionais

A quantidade de calorias da polenta varia de acordo com a forma de preparo. Por exemplo, 100 gramas de polenta cozida do jeito tradicional contém 192 calorias. Já uma fatia de polenta frita possui 77 calorias, enquanto uma tira de polenta assada tem 44 calorias.
Quanto as suas propriedades nutricionais, a polenta é rica em vitaminas A, C e do complexo B, também em minerais como cobre, zinco, fósforo, magnésio e ferro. Possui carotenoides que são facilmente absorvidos pelo organismo, agindo como antioxidantes protetores e restauradores das células do corpo inteiro.
Outra razão para comê-la de forma moderada é que ela tem um teor de sódio um pouco alto, sendo 187 mg para 100 g do alimento cozido.

Receita de polenta light



receita polenta lightCrédito: Pxhere

Mesmo depois de questionar se polenta engorda e descobrir que não, você também viu que a forma de consumo é determinante para que esse alimento seja amigo da balança. Então, veja a seguir uma receita light de polenta cozida com molho de tomates frescos.

Leia também: 

Ingredientes da polenta
Flocos de milho pré-cozidos: 100 gramas;
Sal: a gosto;
Água: 4 xícaras (chá).
Ingredientes do molho
Manteiga light: 2 colheres (sopa);
Tomates italianos: 4 unidades;
Tomates pelados: 1 lata;
Adoçante culinário: 1 pitada;
Sal: 1 colher (chá);
Pimenta-do-reino: 1 pitada;
Manjericão: 10 folhas;
Cebola: ½ unidade;
Azeite: 3 colheres (sopa).
Modo de preparo
  1. Comece pela polenta. Coloque os flocos de milho e a água em uma panela e fique mexendo lentamente até engrossar e ganhar a consistência. Tempere com sal, desligue o fogo, tampe e reserve;
  2. Para o molho, lave os tomates italianos, faça um corte em x na base e leve ao fogo cobertos com água. Quando ferver e a pele começar a abrir e soltar, retire-os da água e transfira para uma vasilha cheia de água com gelo;
  3. Retire a pele, corte-os em cubos sem as sementes e coloque para bater no liquidificador junto com todo o conteúdo da lata de tomates pelados;
  4. Em uma frigideira, coloque o azeite, leve ao fogo, adicione o manjericão e despeje o molho batido. Tempere com sal, pimenta e o adoçante. Adicione a cebola sem casca e inteira, sem picar. Deixe cozinhando por 7 minutos;
  5. Depois adicione a manteiga, misture até que derreta e desligue o fogo;
  6. Coloque a polenta em um refratário, cubra com o molho e leve para gratinar ao forno.
Fonte: dicasonline.com

__________________________________________________

Conheça o curso 100% online MAGRA E MAIS FELIZ

Programa de Reeducação Alimentar: MAGRA E MAIS FELIZ, é uma metodologia aplicada e comprovada por centenas de mulheres e homens no curso presencial na Clínica de Nutrição localizada em Alphaville - Barueri.
A nutricionista Talitta Maciel, atua há mais de 10 anos em atendimento clínico, é referência na região em nutrição esportiva e desde que lançou a primeira turma do Curso Emagreça em Grupo 1.0 Express, já se foram 25 turmas, listas e mais listas de espera para a próxima turma se formam todos os meses devido ao sucesso dos resultados dos participantes. Muitas pessoas de outras cidades e lugares do mundo desejam fazer o curso presencial e por razões óbvias não é possível, a metodologia aplicada na clínica foi transformada para o mundo digital, onde fica acessível para qualquer pessoa. O curso é constituído por Aulas-vídeos, com técnicas de coaching para alterar o modelo atual de pensamento, ajudando no processo de aprender a Emagrecer os pensamentos.


ADOREI, QUERO CONHECER>

Podcasts - Saúde e Beleza

Mais visitadas

Bottom Ad [Post Page]